Pela primeira vez desde que foi eleito Presidente de França, o índice de confiança em François Hollande é inferior a 20%, de acordo com uma sondagem publicada na quinta-feira.
Corpo do artigo
Este valor traduz uma nova queda da popularidade do chefe de Estado socialista, registada numa outra sondagem que atribuiu a Hollande um índice de confiança de 23 por cento.
De acordo com o barómetro TNS Sofres/Sopra group/Le Figaro Magazine, o Presidente francês perdeu três pontos percentuais no índice de confiança para 19%, enquanto os cidadãos que não confiam em Hollande aumentaram dois pontos percentuais para 78 por cento.
Esta é a primeira sondagem TNS Sofres desde a conferência de imprensa de François Hollande a 14 de janeiro, durante a qual assumiu abertamente um posicionamento político "social-democrata".
É também a primeira desde o anúncio de que a curva do desemprego não se inverteu no final do ano passado, contrariamente à aposta do executivo. E ainda a primeira desde as notícias da ligação do Presidente francês com uma atriz e o anúncio do "fim da vida em comum" com a companheira Valérie Trierweiller.
Vinte e um meses após as suas eleições, Jacques Chirac registava um índice de confiança de 35% em 1997, e Nicolas Sarkozy 37% em 2009, lembra a TNS Sofres.
François Hollande regista também um novo recorde de impopularidade, com 23% no índice de confiança (a recuar dois pontos percentuais), no observatório político CSA para o diário Los Echos e Rádio Clássica divulgado na quinta-feira.