
Kai Pfaffenbach/ Reuters
A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou hoje o novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e desejou-lhe «muita força e sucesso», numa mensagem divulgada pela chancelaria em Berlim.
«Felicito-o pela sua tomada de posse como primeiro-ministro da República Helénica. Assume funções num período difícil, em que é confrontado com uma grande responsabilidade», escreveu a chanceler.
«Desejo-lhe muita força e sucesso no seu trabalho futuro como primeiro-ministro», acrescentou Merkel na curta mensagem em que afirma também esperar que a colaboração entre os governos alemão e grego «possa reforçar e aprofundar a amizade» entre os respetivos povos, «tradicionalmente boa e profunda».
Alexis Tsipras, líder do partido de esquerda Syriza, tem sido especialmente crítico da política de austeridade na Europa que muitos atribuem à chanceler Merkel.
Durante a campanha eleitoral, Tsipras prometeu negociar uma restruturação da dívida grega, algo que a Alemanha, principal credor da Grécia, tem recusado.
Na segunda-feira, num primeiro comentário público à eleição de Tsipras, o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, sublinhou que, para Berlim, «é muito importante que o novo governo atue no sentido de promover a continuidade da recuperação económica», o que «também implica a Grécia cumprir os compromissos que assumiu anteriormente».
No princípio de janeiro, em plena campanha eleitoral grega, a imprensa alemã noticiou que Merkel admitia uma saída da Grécia da zona euro caso o Syriza vencesse as eleições. O governo alemão, favorável aos conservadores do ex-primeiro-ministro Antonis Samaras, assumiu uma posição de neutralidade e assegurou que defende a permanência da Grécia no euro.
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou na segunda-feira não estar aberto a uma nova redução da dívida grega.