O diretor do Goethe Institut de Lisboa disse ter ficado surpreendido com a semelhança de resultados da votação realizada em Lisboa com os resultados das legislativas alemãs.
Corpo do artigo
As eleições na Alemanha foram seguidas com atenção no Goethe Institut, em Lisboa, onde foi feita uma votação que também deu uma vitória a Angela Merkel, se bem que com uma maioria menos expressiva.
Ouvido pela TSF, o diretor do Goethe Institut de Lisboa disse ter ficado «surpreendido» com a semelhança do resultado da votação em Lisboa em relação à das legislativas alemãs, onde Merkel obteve 40,2 por cento não longe dos 42 por cento na Alemanha.
Na votação realizada em Lisboa, que contou com 107 votos, a única grande diferença sido o facto de os Verdes terem conseguido o dobro dos oito por cento de votos obtidos em Berlim.
«Foi extremamente parecido com o resultado oficial na Alemanha», afirmou Joachim Bernauer, que brincou com o resultado dos Verdes em Lisboa, ao dizer que talvez se devesse ao facto de a votação se ter realizado no jardim do Goethe Institut.
Ainda segundo Joachim Bernauer, o SPD obteve 21,5 por cento dos votos contra os 26 por cento na Alemanha, ao passo que os liberais do FDP conseguiram apenas 2,8 por cento, abaixo do que conseguiram na Alemanha.
Já o novo partido Alternativa para a Alemanha conseguiu em Lisboa uma votação de 4,7 por cento, muito próximo dos 4,9 por cento obtidos na Alemanha.
Bernauer disse ter ficado surpreendido com este resultado uma vez que na votação organizada pela embaixada da Alemanha e pelo Goethe Institut votaram não só alemães, mas também portugueses, franceses e noruegueses.