Milhares de pessoas apoiam ativistas brasileiros nos EUA, Canadá e México (vídeos)
Cerca de 500 mil pessoas manifestaram-se hoje em Toronto, no Canadá, em solidariedade com os manifestantes e ativistas brasileiros.Também em Miami e na Cidade do México, centenas de brasileiros saíram à rua numa demonstração de apoio.
Corpo do artigo
O protesto intitulado "O Ato de Toronto", decorreu em frente à câmara municipal da cidade canadiana, começou às 17h00 locais e findou por volta das 20h30.
«Foi um protesto pacífico para chamar a atenção da população local o que se está a passar no Brasil», explico à agência Lusa Francisco Braúlio, um dos organizadores natural de Rio Grande do Sul.
[youtube:1L2x_WpwUbU]
O estudante de engenharia da computação, na Universidade de Toronto, de 23 anos, disse que a manifestação «superou as expectativas», pois não esperaram «tantas pessoas», que tiveram um «comportamento exemplar».
Os manifestantes equipados a rigor, ou pintados, ou com roupas onde predominava o verde e o amarelo, empunhavam cartazem. Podia-se ler "longe, mas conscientes", "Toronto veio para as ruas Brasil, "Eu não vou ao mundial, e tu devias fazer o mesmo, e "se há dinheiro para o mundial, tambem há para a educação e saúde ".
A organização tinha lançado o repto para que no final da manifestação cada participante lançasse ao ar duas moedas de dez cêntimos, a representar os 20 centavos de acréscimo nas tarifas no Rio de Janeiro e São Paulo, o que teve de ser cancelado «por questões ambientais».
Nos Estados Unidos, em Miami, centenas de brasileiros ocuparam na terça-feira a praça de Bayside, no centro da cidade, numa demonstração de apoio às manifestações registadas em várias cidades do Brasil.
[youtube:UatTo0X364w]
"Miami apoia o Brasil", "O gigante acaba de despertar" ou "Mamã não te preocupes, estou a mudar o Brasil!", eram algumas das palavras de ordem dos cartazes dos manifestantes.
Outros cartazes exibiam mensagens mais diretas como: "Quem precisa de estádios? Queremos escolas", "Não necessitamos de um mundial [de futebol]" ou "Desperta Brasil".
Também na Cidade do México, brasileiros residentes e turistas manifestaram-se, na terça-feira, numa demonstração de apoio aos compatriotas que protestam no Brasil.
«Somos residentes brasileiros no México e também turistas. Há gente que veio de todas as partes do país para participar», explicou Marcela Braz, que aderiu à mobilização, em declarações por telefone à agência noticiosa espanhola Efe.
Marcela Braz estimou em 300 o número de participantes na marcha, mas reconheceu que muitos integram o movimento estudantil mexicano "Yo Soy 132" ("Eu sou 132"), que se juntou à iniciativa apoiando as reivindicações.
Estavam agendados protestos em pelos menos 27 cidades na europa, américa do norte e latina, segundo algumas informações em páginas do facebook.