Várias cidades francesas são este sábado palco de marchas e manifestações pacíficas que antecipam a grande manifestação de Paris, marcada para domingo. O primeiro-ministro francês afirmou hoje que a indignação deve ser permanente.
Corpo do artigo
Em Nice, milhares de pessoas percorrem de forma silenciosa a "Promenade des Anglais", uma avenida junto à praia. Os números da polícia apontam para a presença de perto de 25000 pessoas.
Entre os manifestantes contam-se dirigentes políticos de vários partidos e representantes religiosos de diversas confissões religiosas. As fotografias aéreas mostram uma enorme coluna de pessoas em que é impossível perceber onde começa e acaba esta manifestação.
Cenário semelhante em Pau, outra cidade do sul de França, junto à fronteira com Espanha. Terão participado nesta marcha, também números da polícia, 35000 pessoas. Em Orleães, 22000 manifestantes nas ruas. Na frente, os participantes seguram numa tarja com a inscrição "Eu, tu, ele, ele, nós todos somos Charlie".
O cenário repete-se durante todo este sábado. Há ainda manifestações agendadas para Lille, Nantes e Toulouse, entre outras cidades. Para amanhã está marcada a grande manifestação de Paris.
Este sábado, o primeiro-ministro francês afirmou que a indignação deve ser total mas não apenas durante três dias, deve ser permanente. Num discurso emocionado, Manuel Valls disse que haverá um antes e um depois destes ataques e elogiou a ação da polícia.
Valls disse ainda que a manifestação de amanhã vai ser inesquecível e vai ficar na história, acrescentando que a manifestação deve ser forte, digna e deve mostrar a força e a dignidade do povo francês.