O "desabafo" foi feito numa entrevista de Wolfgang Schaeuble a uma estação de rádio. O titular da pasta das Finanças da Alemanha não acredita que hoje seja alcançado um acordo na reunião do Eurogrupo relativamente à Grécia.
Corpo do artigo
Com baixas expectativas. É este o sentimento de Wolfgang Schaeuble a poucas horas do início de uma nova reunião do Eurogrupo, onde a situação da Grécia vai ser discutida.
Numa entrevista radiofónica, o ministro das Finanças da Alemanha não escondeu, quando lhe perguntaram se é expectável um acordo ou uma solução, que tem muitas dúvidas. Wolfgang Schaeuble respondeu que «pelo que tenho ouvido falar sobre as negociações técnicas, este fim de semana, estou muito céptico. Vamos ver».
Schaeuble acrescentou que a Alemanha não quer uma saída da Grécia da zona do euro, mas relembra que o novo governo em Atenas tem de cumprir «o mínimo de requisitos».
Os ministros das Finanças da zona do euro e presidente do BCE, Mario Draghi voltam a reunir-se esta segunda-feira para discutir o procedimento a adotar com o programa de resgate da Grécia, que termina no final deste mês.
Este encontro do Eurogrupo, o segundo no espaço de seis dias, depois da reunião extraordinária da passada quarta-feira que serviu para o novo ministro grego, Yanis Varoufakis, apresentar as ideias do recém-formado Governo aos seus homólogos da zona euro, discutirá também a pretensão de Portugal de reembolsar antecipadamente parte do empréstimo contraído junto do Fundo Monetário Internacional, no quadro do seu programa de assistência.