Mitt Romney, ex-governador do Estado norte-americano do Massachusetts, alcançou formalmente a nomeação como candidato presidencial pelo Partido Republicano, durante a Convenção Nacional do Partido.
Corpo do artigo
Com a campanha eleitoral para as presidenciais de novembro, a nomeação foi apenas uma formalidade no primeiro dia de trabalhos da Convenção Nacional Republicana, que decorre em Tampa, no Estado da Flórida, em que os delegados de cada um dos Estados deram os votos dos seus delegados a Romney, vencedor das eleições primárias.
A atribuição dos votos foi acompanhada de uma curta declaração dos porta-vozes das delegações, todas de aclamação de Mitt Romney, que chegou à Convenção apenas com um adversário, o libertário Ron Paul.
Por trás dos porta-vozes das delegações, eram visíveis cartazes com o primeiro nome do candidato republicano - "Mitt" - mas também alguns de apoio a Paul.
Os 1.144 votos de delegados necessários para matematicamente alcançar a nomeação foram atingidos após a votação de Nova Jérsia.
Romney fará o discurso de aceitação da nomeação na quinta feira, em horário nobre nas televisões, na conclusão e ponto alto da Convenção.