A saída do mercado único europeu seria catastrófica para o Reino Unido, na opinião de Philip Hammond. O ministro dos Negócios Estrangeiros inglês fez campanha pela permanência na União Europeia.
Corpo do artigo
Philip Hammond espera que, apesar do Brexit, ainda seja possível negociar a permanência no mercado único europeu. O responsável britânico defende que a saída do mercado interno seria catastrófica para o Reino Unido.
No entanto, esta é uma ideia que será difícil de concretizar tendo em conta que, por exemplo, a França já avisou, antes do referendo, que o acesso ao mercado único ficaria em causa.
746996629597655040
Hammond, que fez campanha pela permanência, avisa também que será difícil obter, em simultâneo, o acesso ao mercado único e o controlo total sobre as migrações a partir dos estados membros. Apela por isso aos candidatos à liderança do partido conservador que deixem claro o que preferem.
Interesses em Gibraltar difíceis de proteger
O ministro dos Negócios Estrangeiros inglês avisa também que vai ser mais difícil proteger os interesses britânicos em Gibraltar quando o Reino Unido sair da União Europeia.
Assim que se soube do resultado do referendo, o governo espanhol sugeriu que o Brexit poderia levar a uma soberania conjunta. Ideia de imediato rejeitada pelos governos do Reino Unido e de Gibraltar.
Partido Trabalhista em crise
Ainda no Reino Unido, a vitória do "sim" à saída da União Europeia está a abalar o Partido Trabalhista. O líder está a ser pressionado para se demitir. Jeremy Corbyn é acusado de ter gerido mal a campanha contra o Brexit.
Entretanto, a Casa Branca faz saber que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai estar em Londres e em Bruxelas amanhã.