Nicolas Maduro garantiu que depois de uma recuperação lenta nos primeiros dias após duas operações em Cuba, Hugo Chavez está já a «cumprir uma dieta e um plano médico».
Corpo do artigo
O ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros assegurou que o presidente Hugo Chavez retirou «por completo» e «a tempo» o tumor que tinha na zona pélvica, após duas operações a que foi sujeito em Cuba.
«Foi detectado a tempo este tumor cancerígeno, conseguiu retirar-se por completo e iniciou um processo quase milagroso, ascendente, de recuperação física da sua força e saúde», afirmou Nicolas Maduro.
Em entrevista ao canal de televisão Televen, o chefe da diplomacia venezuelana explicou que a recuperação de Chavez «foi lenta nos primeiros quatro a cinco dias e que a partir daí começou a andar e a cumprir uma dieta e um plano médico que levaram a um franco processo de recuperação».
O site Cubadebate, que mostra fotografias do líder venezuelano a fazer exercício, adiantou que os médicos aconselharam Hugo Chavez a fazer um passeio diário de 10 minutos «como parte da rotina para a sua recuperação».
Este site cubano, que assegura que Chavez está a cumprir na totalidade os exercícios propostos, mostrou fotografias tiradas na sexta-feira de uma das caminhadas do presidente venezuelano, que foi acompanhado de Nicolas Maduro e do médico que acompanha a sua recuperação.