O ex-comissário europeu Mário Monti vai reunir-se na quarta-feira de manhã com o Presidente italiano para aceitar oficialmente o cargo de primeiro-ministro.
Corpo do artigo
A audiência com Napolitano está agendada para as 10:00 (hora de Lisboa), indicaram fontes presidenciais, citadas pelas agência noticiosa italiana Ansa, sem precisar se o economista irá apresentar na mesma ocasião a lista dos ministros que vão integrar o novo executivo italiano.
Durante o encontro, Mário Monti irá «levantar a reserva», uma fórmula institucional que determina que a figura indigitada pelo chefe de Estado para formar governo aceita oficialmente o cargo de primeiro-ministro.
O ex-comissário europeu italiano Mario Monti foi encarregado de formar governo pelo Presidente italiano, no domingo passado.
Monti foi convocado depois de Napolitano ter concluído as consultas com os partidos com representação parlamentar, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados e ex-presidentes da República, para encontrar uma solução para a crise aberta com a demissão, sábado, de Silvio Berlusconi.
De acordo com representantes sindicais e das entidades patronais italianas, que estiveram hoje reunidos com Monti, o ex-comissário europeu já alcançou um acordo com os principais partidos políticos com representação parlamentar, nomeadamente com o PDL de Berlusconi e o Partido Democrata, a principal força da oposição (esquerda).