O «Movimento 15 de Maio» convocou para este domingo uma jornada de protesto em várias cidades espanholas, com destaque para Madrid e Barcelona, sob o lema «caminhar juntos contra a crise e o capital».
Corpo do artigo
Um forte dispositivo policial foi montado para garantir a segurança durante as manifestações, tendo o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, afirmado na sexta-feira que as forças de segurança actuarão com «prudência e firmeza».
Tanto a polícia como o «Movimento 15 de Maio» querem evitar eventuais incidentes como os que ocorreram esta semana à entrada do Parlamento da Catalunha, provocados, segundo afirmam as autoridades e os 'indignados' por elementos infiltrados.
Radicais anti-sistema, por um lado, e agentes infiltrados da polícia, por outro, têm sido acusados de provocar os distúrbios mais recentes.
O protesto em Madrid está autorizado, foi convocado por seis indivíduos e não está vinculado a qualquer organização política ou cívica, ainda que alguns líderes sindicais tenham apelado aos trabalhadores para que se juntem à jornada de mobilização.