As manifestações que decorrem há dias em Espanha, organizadas pelo movimento "Democracia Real Já", estão a chegar a várias cidades europeias, entre as quais Lisboa, Porto e Coimbra.
Corpo do artigo
Nos últimos dias têm circulado pelo facebook, twitter e páginas de apoio ao movimento espanhol, convocatórias para manifestações e "acampamentos" em cidades como Lisboa, Paris, Londres, Roma, Berlim e Bruxelas.
Em todos os casos o objectivo é conseguir que as concentrações, à semelhança do que está a ocorrer nas cidades espanholas, se mantenham nos locais até ao domingo, dia de eleições regionais e municipais em Espanha.
Como em Espanha, a convocatória insiste na natureza "pacífica" das concentrações, que pretendem conseguir mudanças políticas e económicas, e que o movimento não está ligado a qualquer força política ou sindical.
Depois das convocatórias iniciais para as capitais, os movimentos internos em cada país estão a multiplicar o efeito e, em Itália, por exemplo, foram convocados protestos para cidades como Milão, Bolonha, Turim e Pádua.