Museu recebeu ameaças depois do ataque em Arras e foi evacuado este sábado.
Corpo do artigo
O Louvre, em Paris, França, foi este sábado evacuado e encontra-se fechado por "motivos de segurança", anunciou o museu na rede social X (antigo Twitter).
Segundo uma fonte policial citada pelo canal de televisão BFMTV o Louvre recebeu uma ameaça de bomba, o que terá motivado a retirada de todos os visitantes.
1713133864602710136
"Por questões de segurança, o Museu do Louvre fecha hoje, sábado, 14 de outubro. As pessoas que reservarem uma visita durante o dia serão reembolsadas", pode ler-se na publicação.
O museu já tinha sido alvo de ameaças após o ataque com faca que deixou um morto e três feridos em Arras, mas decidiu abrir portas às 9h00, acabando por ser evacuado ao final da manhã.
Um professor foi morto e três pessoas ficaram feridas numa escola secundária de Arras por um russo-checheno de 20 anos num ataque islamita esta sexta-feira.
O alerta antiterrorista Vigipirate foi elevado para o nível mais alto e até 7000 soldados da operação Sentinelle foram mobilizados em toda a França até segunda-feira.
O ministro do interior, Gérald Darmanin, admite ter havido uma ligação entre "o que aconteceu no Médio Oriente e o ato" terrorista de ontem. "Segundo as nossas informações, existe, infelizmente, uma ligação entre o que aconteceu no Médio Oriente e esta passagem ao ato. Sabemos que houve apelos telefónicos nesse sentido. Reitero o meu apoio às forças de ordem e a firmeza do governo da República para com os que a querem atacar", alertou.
Na Universidade Sorbonne, o ministro da Educação anunciou um minuto de silêncio em todas as escolas na segunda-feira, num "momento de união e contemplação".