O Alto-comissário das Nações Unidas para Refugiados está no Brasil, onde realizará uma visita oficial de três dias, durante a qual se encontrará com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
Corpo do artigo
De acordo com a assessoria da instituição, a viagem de António Guterres, que visita pela segunda vez o Brasil, tem como objectivo agradecer o apoio que o país tem dado na luta pelos direitos humanos no plano internacional.
Além de participar em algumas das mais importantes missões humanitárias das Nações Unidas - no Haiti, Guiné-Bissau e Timor-Leste -, o Brasil também tem aumentado o volume das suas contribuições e doações aos países mais necessitados.
Em 2010, foram 3,5 milhões de dólares (2,45 milhões de euros) destinados a programas do ACNUR, enquanto que para 2011 está prevista a doação de 3,7 milhões de dólares (2,6 milhões de euros).
O ex-primeiro ministro português reunir-se-á ainda com a ministra brasileira dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.
António Guterres ocupa o cargo de alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados desde Junho de 2005, tendo sido reconduzido em Abril de 2010 para um novo mandato de cinco anos.