Um avião da NATO atingiu acidentalmente uma coluna das forças rebeldes que combatem o regime de Khadafi na região líbia de Brega informou, em comunicado, a Aliança Atlântica.
Corpo do artigo
Depois de analisados relatórios dos seus ataques aéreos, a NATO registou um ataque acidental às forças rebeldes. «O incidente ocorreu numa área de conflito entre as forças de Muammar Khadafi e dos seus adversários», lê-se no comunicado, no qual a NATO "lamenta qualquer perda de vida ou lesões».
A NATO considerou que o ataque decorreu num «cenário de combates particularmente complexo e estimou-se que os veículos seriam uma ameaça aos civis e teriam por alvo os aviões» da Aliança.
A organização sublinhou ter sempre o «cuidado de evitar vítimas civis».
Entretanto, a NATO acusou Khadafi de estar a «atacar brutalmente» o seu povo, usando mesquitas e parques infantis como escudos para as suas operações militares.
Kadhafi tinha censurado os ataques de sexta-feira da NATO, insistindo que os aliados seriam «derrotados», uma declaração considerada pelo porta-voz da NATO, Oana Lungescu, como «ultrajante».