A NATO apresentou fotografias de satélite tiradas no final de março e no início de abril que mostram a Rússia a reunir tropas junto à Ucrânia. Moscovo diz que as fotografias datam de agosto de 2013.
Corpo do artigo
A NATO apresentou, esta quinta-feira, uma série de 15 fotografias de satélite que, segundo a Aliança Atlântica, mostram a Rússia a reunir tropas ao longo da fronteira com a Ucrânia.
Ao apresentar estas fotografias no final de março e no início de abril, a NATO estima que Moscovo tenha «entre 35 e 40 mil» tropas colocadas em «mais de uma centena de bases», a maioria temporária, a leste da Ucrânia.
Na sede da NATO, em Mons, na Bélgica, o diretor do centro de Gestão de Crises disse que «é uma força muito competente que está pronta para entrar rapidamente em movimento».
O general brigadeiro Gary Deakin classificou ainda esta situação como «preocupante», porque esta força «representa uma ameaça para a Ucrânia», mesmo «sem conhecermos as intenções dos russos».
Entretanto, o Estado-maior da Rússia já disse que as fotografias datam de agosto de 2013 e «mostram divisões de tropas russas da região militar do sul que, no verão passado, realizaram vários exercícios militares, incluindo perto da fronteira com a Ucrânia».