Um navio canadiano que integra uma frota humanitária para Gaza partiu da ilha grega de Creta, tendo sido interceptado alguns minutos depois pelas autoridades gregas.
Corpo do artigo
«O navio foi interceptado pelos guardas costeiros armados cerca de dez minutos depois da sua partida», indicou uma activista canadiana, numa conferência de imprensa, realizada em Atenas.
O navio, baptizado com o nome 'Tahrir' (o nome da emblemática praça no centro do Cairo que foi o epicentro da revolta popular egípcia), transportava cerca de 40 pessoas, incluindo cidadãos canadianos, franceses e italianos.
A frota humanitária pró-palestiniana, composta por uma dezena de barcos que deviam ter saído de vários portos no Mediterrâneo, particularmente da Grécia, tinha previsto reunir as embarcações no alto mar durante o fim-de-semana e então partir para a faixa de Gaza.
A Grécia proibiu sexta-feira a partida dos seus portos de qualquer navio com destino a Gaza e deteve nas suas águas uma embarcação norte-americana da frota que não respeitou aquela decisão.