O governo líbio anunciou que estão a decorrer, em várias capitais europeias, entre representantes de Kadhafi e da oposição ao regime, negociações para evitar uma guerra civil na Líbia.
Corpo do artigo
Os contactos entre Tripoli e Benghazi decorrem em várias capitais europeias, anunciou o vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, acrescentando que o objectivo do governo é evitar uma guerra civil na Líbia
«O mentor [Muammar Kadhafi] encoraja o diálogo e supervisiona-o. O nosso objectivo é chegar a uma reconciliação entre os líbios e evitar o derramamento de sangue», afirmou Khaled Kaaim à imprensa.
O vice-chefe da diplomacia líbia, citado pela agência noticiosa AFP, adiantou que o «diálogo» entre o regime e os rebeldes decorre em várias capitais árabes e europeias.
No domingo, os rebeldes rejeitaram um acordo sobre as negociações preparado pela União Africana e pela Líbia porque, a seu ver, permitia a Muammar Kadhafi continuar no poder.
Mas o vice-ministro líbio justificou esta tomada de posição com o facto de o Conselho Nacional de Transição, órgão político da rebelião, «não falar a uma só voz».
Khaled Kaaim realçou que a Irmandade Muçulmana é a facção rebelde «mais implicada» nas negociações.