O líder dos Liberais Democratas britânicos, Nick Clegg, demitiu-se hoje, depois da "derrota esmagadora" que o partido sofreu nas eleições gerais de quinta-feira no Reino Unido.
Corpo do artigo
"Sempre pensei que esta eleição seria inacreditavelmente difícil. Os resultados foram infinitamente mais esmagadores do que alguma vez pensei", disse Clegg, numa conferência de imprensa em Londres. "É o golpe mais duro desde que o partido foi fundado", em 1988, acrescentou.
[twitter:596626753788841984]
Nick Clegg, 48 anos, era vice-primeiro-ministro no Governo cessante de coligação com os conservadores.
[twitter:596626770041929728]
Para além de Nick Clegg, também o líder do Partido Trabalhista britânico, Ed Miliband, afirmou hoje que assume a "responsabilidade total e absoluta" pela derrota nas eleições e anunciou a sua demissão da liderança.
Outra baixa política foi o líder do Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, que anunciou hoje a demissão, depois de falhar a terceira tentativa para entrar no parlamento britânico. "Sou um homem de palavra", disse Farage, 51 anos, derrotado na sua circunscrição, South Thanet, pelo candidato conservador.
Os conservadores de David Cameron e os nacionalistas escoceses foram os grandes vencedores destas eleições, com 330 dos 650 deputados, ultrapassando a "marca" oficial da maioria absoluta.