Nobel da Química revelado antes do tempo. Academia Sueca "lamenta profundamente" fuga de informação
A imprensa sueca avançou que os laureados são Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov, que ganharam o prémio "pela descoberta e síntese de pontos quânticos".
Corpo do artigo
Vários órgãos de comunicação social suecos publicaram, esta quarta-feira, os nomes dos vencedores do Prémio Nobel da Química deste ano, horas antes do anúncio. O jornal sueco de referência Dagens Nyheter e os canais públicos Swedish Television e Swedish Radio informaram ter recebido um comunicado de imprensa da Real Academia Sueca de Ciências que indicava o nome de três químicos norte-americanos.
"Não podemos comentar até sabermos o que aconteceu, temos de investigar", afirmou à AFP a porta-voz da Academia, Eva Nevelius.
Já depois do anúncio, o comité do Prémio Nobel afirma que "lamenta profundamente" a fuga de informação.
Segundo a imprensa sueca, os laureados são Moungi Bawendi do Massachusetts Institute of Technology, Louis Brus, da Universidade de Columbia, e Alexei Ekimov, da Nanocrystals Technology, que ganharam o prémio "pela descoberta e síntese de pontos quânticos". O comunicado não se encontrava no site da Academia Sueca, que deveria fazer o anúncio apenas por volta das 10h45 de Lisboa.
Heiner Linke, perito do Comité do Nobel da Química da Academia, mostrou-se surpreso ao jornal Dagens Nyheter.
"Neste momento estou apenas a tentar compreender o que aconteceu. Ainda não tomámos uma decisão. Por isso, se saiu um comunicado de imprensa, é sem dúvida um erro", garantiu Heiner Linke.
A lista de nomeações para cada prémio tem sido mantida em segredo durante 50 anos.