Nobel da Química para Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov por "descoberta e síntese de pontos quânticos"
Os pontos quânticos são fundamentais para a nanotecnologia.
Corpo do artigo
O Prémio Nobel da Química deste ano foi atribuído aos três químicos Moungi Bawendi, do Massachusetts Institute of Technology, Louis Brus, da Universidade de Columbia, e Alexei Ekimov, da Nanocrystals Technology. Ganharam o prémio "pela descoberta e síntese de pontos quânticos", fundamentais para a nanotecnologia, tal como já tinha sido avançado por vários órgãos de comunicação social suecos após uma fuga de informação.
1709505833418063892
"Os pontos quânticos são nanopartículas tão pequenas que o seu tamanho determina as suas propriedades", explicou o júri após o anúncio.
Os pontos quânticos são pequenas partículas, com apenas alguns átomos de diâmetro, cujos eletrões têm movimento limitado, o que afeta como eles absorvem e libertam luz visível. Estas partículas são usadas em eletrónica, nomeadamente em ecrãs LED.
Embora todos os investigadores tenham nacionalidade norte-americana, só Louis Brus, de 80 anos, nasceu nos EUA. Moungi Bawendi, de 62 anos, nasceu em Paris, França, e é filho de pais franceses e tunisinos. Já Alexei Ekimov, de 78 anos, nasceu na Rússia.
Moungi Bawendi, em declarações aos jornalistas, confessou-se "chocado" com a notícia e disse que não tinha visto as fugas de informação.
As fugas de informação sobre os Prémios Nobel são raras. As várias academias que atribuem os prémios esforçam-se por manter os nomes dos vencedores em segredo até ao anúncio.
O trio partilhará o prémio de um milhão de dólares que será entregue pelo rei sueco Carlos XVI Gustavo numa cerimónia em Estocolmo, a 10 de dezembro, data do aniversário da morte do cientista Alfred Nobel, em 1896, que criou os prémios no seu testamento.
No ano passado, os laureados foram Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless "pelo desenvolvimento da química de cliques e química 'bioorthogonal'". O termo refere-se a qualquer reação química que pode ocorrer dentro de sistemas vivos sem interferir nos processos bioquímicos nativos.
Ao longo da semana serão anunciados os vencedores dos galardões Literatura (quinta-feira) e Paz (sexta-feira). O anúncio da distinção na área das Ciências Económicas está agendado para dia 9.
Na edição deste ano, o primeiro Nobel a ser anunciado foi da Medicina, seguindo-se o da Química. Os vencedores recebem um milhão de coroas suecas extra, elevando o valor total recebido pelos premiados para 11 milhões de coroas suecas (cerca de 925 mil euros).