"Norman Atlantic" está ingovernável e à deriva; operador diz que está «sob controlo» (vídeos)
190 passageiros foram resgatados até agora do ferry que esta manhã se incendiou ao largo de Corfu, faltando ainda 287. Há um morto e dois feridos entre os resgatados. A RAI avança que o navio se tornou ingovernável e está à deriva em direção à costa albanesa. O operador diz que a situação está «sob controlo».
Corpo do artigo
De acordo com a agência, o corpo deste passageiro foi resgatado já sem vida e foi transportado por um navio patrulha para a costa italiana. A bordo seguiam também dois feridos. Um seria um passageiro e outro um militar que terá ficado ferido durante as operações de resgate. A informação sobre a vítima mortal foi já confirmada pelo porta voz da guarda costeira grega.
O operador do ferry "Norman Atlantic", que se incendiou esta madrugada no mar Adriático, causando um morto, assegurou hoje ao final da tarde que a situação está «sob controlo».
Cerca das 18:30 locais, a mesma hora em Lisboa, o porta-voz do operador grego Anek Lines disse à agência de notícias grega ANA que não havia «mais que fumo» e adiantou estar a ser feita uma nova tentativa para que outros navios se possam aproximar do Norman Atlantic para resgatar passageiros, através de escadas de corda.
Entretanto, a acompanhar toda a operação está o primeiro-ministro italiano. No Twitter, Matteo Renzi escreveu que «o socorro estava a ser difícil por causa do mau tempo e que no total seguiam a bordo 422 passageiros e 56 tripulantes».
[youtube:CiNMEuLZPNU]
Também no Twitter, a ministra italiana da Defesa, Roberta Pinotti, escreve que o «incêndio a bordo alastrou , que o navio está inclinado, que a situação está a agravar-se e por isso as operaçoes de resgate iriam prolongar-se durante toda a noite».
[youtube:MKrtGWbrHGw]
A Rai News cita as autoridades do porto de Bari, que coordenam toda a operação, que admitem que o fogo não está extinto, que o navio se tornou ingovernável e está à deriva em direção à costa albanesa, a uma distância de 14 quilómetros. Os responsáveis pelo porto de Bari acrescentam que as equipas de resgate ainda não conseguiram entrar no navio por causa do mau tempo.
A região do mar Adriático está sob condições meteorológicas muito adversas. À chuva e vento fortes junta-se um mar agitado com ondas de seis metros. A imprensa grega dá conta de que alguns helicópteros da marinha grega não conseguiram mesmo chegar perto do navio em chamas.
Nesta operação de resgate, coordenada pela Itália, participam a Albânia e a Grécia.
Enquanto prosseguem as operações, instalou-se uma polémica em relação às portas corta-fogo do "Norman Atlantic". A RAI News conta que o navio foi inspecionado a 19 deste mês no porto de Patras e as suas portas corta-fogo foram classificadas como disfuncionais.
O ferry de bandeira italiana, é operado pela companhia grega Anek, que permanece, até agora, incontactável.