A Noruega presta este domingo homenagem, a nível nacional, às 77 vítimas mortais do duplo atentado ocorrido no passado dia 22 Julho.
Corpo do artigo
Familiares das vítimas e sobreviventes do atentado vão hoje almoçar com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, algumas horas antes da realização de uma cerimónia de homenagem com actuações musicais e leitura de textos evocativos.
Na cerimónia, que terá lugar em Oslo, estarão presentes as principais autoridades norueguesas e representantes de outros países nórdicos.
A 22 de julho, oito pessoas morreram num atentado com um carro armadilhado que explodiu junto a edifícios do Governo norueguês no centro de Oslo e 69 foram mortas a tiro na ilha de Utoya, na maioria jovens que participavam numa iniciativa da juventude trabalhista.
Actualmente detido numa prisão de alta segurança perto de Oslo, Anders Behring Breivik, 32 anos, reconheceu ser o autor dos dois atentados e afirmou ter agido sozinho.
No sábado, familiares directos de 50 das 69 vítimas mortais e sobreviventes do tiroteio aceitaram a proposta das autoridades norueguesas e realizaram uma visita à ilha de Utoya.