O novo partido da esquerda abertzale basca chama-se «Sortu» (nascer ou surgir, em basco) e vai ser apresentado oficialmente quarta-feira no Ministério do Interior espanhol, segundo avança hoje o jornal Gara, do País Basco.
Corpo do artigo
Trata-se de um partido que nasce do movimento da esquerda abertzale que, por sua vez, surgiu no País Basco depois da ilegalização do Batasuna, força considerada como o braço político da ETA.
O novo partido, cujo nome só hoje foi conhecido, foi já apresentado parcialmente num encontro em Bilbau, segunda-feira, quando Rufi Etxeberria, líder do movimento, leu a declaração de princípios centrada na rejeição da violência.
Segundo essa declaração, a esquerda abertzale (Esquerda Patriótica) «rejeita e opõe-se ao uso da violência ou a ameaça do seu uso para a obtenção de objetivos políticos, incluindo a violência da ETA se existisse, em qualquer das suas manifestações».
Rejeita também a «conivência com organizações que possam utilizar a violência» com fins políticos.
O objectivo é que o partido seja apresentado quarta-feira no Ministério do Interior para a sua eventual inscrição no registo de partidos políticos.