O presidente eleito do Egito, Mohamed Morsi, participa na sexta-feira numa manifestação na praça Tahrir, no Cairo, a partir da qual falará ao povo egípcio, informou o porta-voz.
Corpo do artigo
Morsi «participa amanhã [sexta-feira] na marcha de um milhão na praça Tahrir», declarou Yasser Ali, citado pela agência noticiosa oficial MENA, esclarecendo que «fará um discurso ao grande povo egípcio».
A manifestação, que é convocada por militantes pró-democracia e apoiada pela Irmandade Muçulmana, visa pressionar os militares, no poder desde o derrube de Hosni Mubarak (em 2011), a devolver o poder aos civis.
No discurso ao país, Morsi destacará «os esforços desenvolvidos para lançar o seu programa de renascimento do Egito», adiantou o porta-voz.
Morsi, que venceu as presidenciais egípcias à segunda volta, é o primeiro membro do movimento islâmico Irmandade Muçulmana a ser eleito presidente do Egito e também o primeiro chefe de Estado egípcio que não saiu das fileiras das forças armadas.
A passagem do poder do Conselho Supremo das Forças Armadas, que governa o país desde a queda de Mubarak, para Morsi está prevista para sábado.