A polícia dispersou esta manhã em Atenas com gás lacrimogéneo um grupo de cerca de 400 manifestantes, algumas horas antes da votação do novo plano de austeridade no parlamento grego.
Corpo do artigo
Os manifestantes estavam concentrados frente ao Hotel Hilton e foram dispersados pela polícia quando tentavam chegar à Praça Syntagma, onde fica situado o parlamento.
A votação do plano de austeridade 2012-2015 é crucial para a obtenção da ajuda financeira internacional, mas também para a Zona Euro, que fica ameaçada em caso de falência da Grécia.
Além de proporcionarem uma poupança de 28,4 mil milhões de euros, as privatizações massivas deverão render cerca de 50 mil milhões de euros aos cofres do Estado até 2015.
A greve geral convocada pelos dois grandes sindicatos gregos - o GSEE, representativo dos assalariados do sector privado, e o ADEDY, representativo do sector público - mantém-se hoje para protestar contra o novo pacote de medidas de austeridade que, além do aumento de impostos e de taxas, também deverá permitir a supressão de postos de trabalho na função pública.
Mais de cinco mil polícias estão hoje a patrulhar as ruas do centro de Atenas com o intuito de contrariar os planos dos manifestantes de bloquearem o acesso dos deputados ao parlamento.