O número de mortos provocados pela tempestade Sandy nos Estados Unidos e Canadá subiu para 98. A costa leste dos Estados Unidos continua a tentar recuperar a normalidade.
Corpo do artigo
O metro começou a funcionar em Nova Iorque, algum comércio já reabriu portas, mas o rasto de destruição ainda se faz sentir em muitos lares.
Dois milhões em Nova Jérsia e um milhão e meio em Nova Iorque estão sem eletricidade. Os dois Estados são os mais afetados pela falta de luz, mas de acordo com o Departamento norte-americano de Energia há cortes em pelos menos mais 10 Estados. No total há mais de 4 milhões de pessoas às escuras.
Em Nova Iorque, o governador Andrew Cuomo garantiu, na quinta-feira à noite, que a empresa fornecedora de eletricidade está a trabalhar de forma intensiva e calcula restabelecer a situação nos próximos dias, sendo que em alguns locais isso poderá demorar mais de uma semana.
Apesar deste constrangimento, a cidade começa a recuperar a rotina. O metro no centro e os comboios nos subúrbios começaram a funcionar, ainda que parcialmente. A circulação automóvel foi retomada, provocando longas filas de trânsito e uma corrida às bombas de gasolina e o aeroporto de la Guardia também já reabriu.
Na baixa de Nova Iorque, os comerciantes limpam as lojas, deitam produtos fora e fazem contas à vida. O mayor Michael Bloomberg anunciou um fundo de apoio para os pequenos e médios empresários, mas os 10 mil dólares que cada um poderá receber podem ser insuficientes.
Alguns ponderam fechar o negócio porque não têm seguro e temem não conseguir recuperar dos prejuízos avultados. Outros, mais aventureiros, arriscam trabalhar sem as condições ideais. É o caso de um restaurante, cujo fotografia com velas acesas na mesas é um retrato de quem não se deixa vencer pela falta de meios.
As autoridades pedem aos comerciantes que têm gerador para reabrirem portas, ao mesmo tempo que apela à contenção nos preços.
Na rua, polícia e voluntários prestam assistência a quem está encurralado em casa. A Cruz Vermelha distribui, em média, duzentas mil refeições por dia.