A pouco mais de 12 horas da posse de Filipe Nyusi, a TSF olha para um país que vive ainda atormentado pelos momentos de transição da guerra para a estabilização democrática e que vai ter, a partir de amanhã, o quarto presidente depois da independência, há quase 40 anos.
Corpo do artigo
Fernando lima, diretor do Savana, um dos jornais semanários de referência em Moçambique, explica o que mudou em Moçambique desde que Afonso Dhlakama saiu do esconderijo na Gorongosa. O líder da Renamo é hoje detentor de uma enorme popularidade.
O diretor do jornal diz que Moçambique enfrenta hoje um puzzle político complicado na sequência dos resultados das últimas eleições. A ação política de Dhlakama, salienta, centra-se agora sobretudo na zona centro do país. Um ambiente de tensão que, acredita o diretor do Savana, não deverá implicar violência.
Para amanhã, dia de posse de Filipe Nyusi, Fernando Lima espera declarações moderadas do novo presidente moçambicano. A questão, conclui Fernando Lima, é saber até onde os poderes de Nyusi vão aumentar dentro da Frelimo.