O Presidente norte-americano, Barack Obama, que segundo projeções foi hoje reeleito, deixou a sua casa no bairro de Hyde Park, em Chicago, em direção ao hotel onde estão reunidos membros da campanha democrata.
Corpo do artigo
De acordo com agências internacionais, Obama deverá dirigir-se depois para o centro de convenções McCormick Place, onde apoiantes já festejam a vitória.
Obama jantou em casa com a sua mulher, Michelle, e as suas duas filhas, Malia e Sasha, antes de partir, na companhia da família, para o hotel Fairmont para acompanhar, junto dos elementos da campanha democrata, os resultados finais do ato eleitoral.
Inicialmente tensa, num pavilhão amplo e frio, a festa democrata foi crescendo de tom ao longo da noite, com as televisões a declararem vitórias democratas em corridas para o Congresso e Senado, e, mais de Obama em Estados cruciais como a Pensilvânia e Wisconsin.
Fechando as hipóteses matemáticas de vitória do republicano Mitt Romney, Obama foi dado como vencedor também no Estado do Iowa perto das 22:00 locais (4h00 de Lisboa).
Quando a CNN declarou a vitória de Obama, instalou-se a festa no pavilhão, McCormick, arredores de Chicago, onde está concentrada a festa democrata.
Muitos dos cerca de dez mil apoiantes que se encontram no pavilhão irromperam em abraços, alguns começaram a chorar e outros a dançar ao som da música "soul" e "funk" que não parou a noite toda, incluindo alguns clássicos favoritos do Presidente, como Al Green.
Mesmo antes da declaração de vitória, elementos da campanha do Presidente informaram a imprensa no local que o presidente estava a caminho.
Enquanto não chega o 44º presidente norte-americano, agora eleito para o segundo mandato, a festa faz-se de rostos sorridentes de Obama, impressos em t-shirts ou crachás, cartazes de corpo inteiro, e do azul, vermelho e branco da bandeira norte-americana.