O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou hoje durante a sua visita à África do Sul que Nelson Mandela «é uma inspiração para o mundo».
Corpo do artigo
Mandela, 94 anos, continua hospitalizado em estado crítico. O presidente norte-americano não vai visitá-lo ao hospital, mas terá um encontro com familiares do ex-presidente sul-africano.
[Youtube:kLtLTn5KiKg]
«A coragem moral de Madiba foi uma fonte de inspiração pessoal (...) e uma fonte de inspiração para o mundo», declarou Obama numa conferência de imprensa com o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma.
Por sua vez, o presidente sul-africano afirmou que Mandela, hospitalizado há três semanas com uma infeção pulmonar, «continua em estado crítico, mas estável, nada mudou».
«Mas, esperamos que vá melhorar. Está a ser tratado por excelentes médicos. Esperamos que possa sair em breve do hospital», acrescentou Zuma.
Antes da conferência de imprensa, um responsável norte-americano tinha dito que Barack Obama não vai ao Medical Heart Hospital, onde o primeiro presidente negro da África do Sul deu entrada a 8 de junho, mas que se encontrará em privado com membros da família Mandela "neste momento difícil".
Barack Obama só esteve uma vez com Nelson Mandela, em 2005, quando ainda era senador. Após a sua eleição para a presidência dos Estados Unidos, não voltou a vê-lo, mas falaram várias vezes ao telefone.