As cerimónias em Nova Iorque de homenagem às vítimas dos atentados de 11 de Setembro vão hoje juntar o presidente norte-americano e o seu antecessor junto ao novo World Trade Center.
Corpo do artigo
Será a primeira vez que ambos os presidentes participam nas cerimónias no World Trade Center, e irão apenas ler poemas e citações, tal como outros dignitários, não havendo lugar a discursos.
A cerimónia será reservada aos familiares das vítimas, a quem caberá ler os quase 3000 nomes dos que morreram em Nova Iorque, e também dos que perderam a vida no Pentágono e na queda do quarto avião, em Shanksville, Estado da Pensilvânia.
Serão guardados quatro momentos de silêncio, na hora exacta a que as Torres Gémeas foram atingidas (8h46 e 9h03) e que caíram (9h59 e 10h29), e também da queda dos outros aviões usados pelos terroristas da Al-Qaeda no maior ataque até hoje sofrido pelos EUA no seu território.
Outros dignitários presentes serão os governadores dos Estados de Nova Iorque, Andrew Cuomo, e de Nova Jérsia, Chris Christie, além dos seus antecessores. Também presente estará o actual presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg e o edil na altura dos atentados, Rudy Giuliani.
Para as famílias, será também a primeira oportunidade de ver em privado o monumento às vítimas, "Reflectindo a Ausência".
O monumento consiste numa praça de quase seis hectares arborizada com mais de 200 castanheiros, com duas fontes de grandes dimensões no local onde assentavam as Torres Gémeas e água a correr nas paredes interiores e os nomes das vítimas gravados em bronze no rebordo.
A partir de dia 12, o local será aberto a visitantes, mas de maneira controlada: os interessados devem fazer uma reserva através da Internet.
Também já é possível ver no local o edifício do Museu, que será apenas inaugurado em 2012, além da principal torre do novo World Trade Center, que com 541 metros de altura será o edifício mais alto dos EUA, quando estiver concluído.
Além de Nova Iorque, Barack Obama irá estar presente nas homenagens às vítimas do Pentágono e de Shanksville.