Obama e Merkel querem ação «mais determinada» do Conselho de Segurança para a Síria
Numa conversa telefónica, Barack Obama e Angela Merkel mostraram estar «inquietos pelo facto de o governo de Assad não respeitar os termos do acordo negociado por Kofi Annan».
Corpo do artigo
O presidente norte-americano e a chanceler alemã entendem ser necessária uma ação «mais determinada» do Conselho de Segurança em relação à Síria, indicou a Casa Branca, após uma conversa telefónica entre os dois líderes.
Em comunicado, a presidência norte-americana deu conta que Barack Obama e Angela Merkel estão «inquietos pelo facto de o governo de [o presidente sírio] Assad não respeitar os termos do acordo negociado por Kofi Annan e continuar a fazer aumentar os atos de violência inaceitáveis contra o seu próprio povo».
Estas ideias foram partilhadas durante uma conversa telefónica que ocorreu pouco antes da entrada em vigor do plano apresentado pelo enviado da Liga Árabe e da ONU à Síria que visa colocar fim a 13 meses de violência neste país do Médio Oriente e que envolve um cessar-fogo que entra em vigor esta quinta-feira.