O presidente norte-americano, Barack Obama, determinou hoje o uso das reservas de gasóleo para aquecimento para aliviar a escassez de combustível nas comunidades afetadas pela tempestade Sandy, informou a Casa Branca em comunicado.
Corpo do artigo
Obama pediu ao Departamento da Energia que desbloqueie as reservas de diesel ULSD para que o Departamento da Defesa possa distribuir o combustível e «garantir apoio imediato à região afetada».
O governante tomou a decisão «com base nos conselhos do secretário da Energia e em informação sobre o impacto do furacão 'Sandy nos canais de abastecimento e distribuição» nos Estados afetados pela tempestade.
A Casa Branca refere ainda que a medida pretende combater «as graves interrupções no fornecimento de energia em resultado do furacão 'Sandy'» e que a transferência das reservas de gasóleo só vai ser interrompida quando o Departamento da Energia considerar que as necessidades foram satisfeitas.
O furacão 'Sandy' abalou a costa Leste dos Estados Unidos esta semana, provocando graves danos nas refinarias de petróleo e em infraestruturas de distribuição de combustíveis da zona, incluindo oleodutos, terminais e portos.
Pelo menos 92 pessoas morreram nos 15 estados norte-americanos atingidos na segunda-feira pela passagem do furacão Sandy, indicou hoje a agência Associated Press, que refere que as vítimas do furacão adotaram uma nova rotina tentando ajustar-se às falhas de gasolina e de energia, assim como à habitação temporária.