O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, garantiu hoje que a ofensiva israelita em Gaza não trava o pedido de elevação da Palestina a Estado não-membro da ONU, que deve ser submetido à Assembleia-Geral a 29 de novembro.
Corpo do artigo
Abbas acrescentou que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá deslocar-se aos territórios palestinianos dentro de «dois ou três dias», numa declaração transmitida pela televisão no início de uma reunião da direção palestiniana.
Em Nova Iorque, um porta-voz do secretário-geral da ONU disse que Ban vai em breve a Gaza e diplomatas referiram que irá também a Jerusalém.
«O que se passa em Gaza visa criar obstáculos ao nosso pedido de um Estado da Palestina não-membro da ONU, mas faremos com que a resolução seja votada a 29 de novembro. Ninguém nos faz parar», declarou Abbas, que regressou mais cedo de uma deslocação ao estrangeiro devido à operação israelita lançada desde quarta-feira contra grupos armados na Faixa de Gaza.
A Autoridade Palestiniana, presidida por Abbas, governa a Cisjordânia, mas não a Faixa de Gaza, controlada desde 2007 pelo movimento radical Hamas.
Mahmud Abbas anunciou na segunda-feira que o pedido de elevação do estatuto palestiniano seria apresentado à ONU a 29 de novembro.
Apesar de a oposição de Israel e dos Estados Unidos, o pedido deve obter a aprovação da maioria na Assembleia Geral.