O porta-voz da missão das Nações Unidas na Costa do Marfim confirmou ataques contra locais perto da palácio e residência presidenciais do ainda presidente Laurent Gbagbo.
Corpo do artigo
A ONU confirmou, este domingo, que helicópteros franceses e das Nações Unidas tentaram neutralizar armas pesadas pertencentes a forças leais a Laurent Gbagbo.
Em declarações à AFP, o porta-voz da missão das Nações Unidas na Costa do Marfim (ONUCI) explicou que esta operação visou locais junto ao palácio presidencial e à residência presidencial de Laurent Gbagbo.
Sem dar mais pormenores, Hamadoun Toure explicou que os tiros visaram também «campos onde as operações de reconhecimento permitiram identificar armas pesadas».
Toure confirmou que estas armas pesadas estavam a ser usadas contra «populações civis e 'capacetes azuis'» e que houve «tiros contra a sede da ONUCI» daí a necessidade de reacção por parte das forças das Nações Unidas.
Entretanto, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ordenou aos "capacetes azuis" que estão na Costa do Marfim para usarem «todos os meios necessários» para pararem o uso de armas pesadas por parte das forças do ainda presidente Gbagbo.