O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião de emergência na quinta-feira sobre a escalada de violência entre Israel e o movimento Hamas.
Corpo do artigo
O encontro vai começar às 10:00 locais (15:00 em Lisboa) e vai contar com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que irá apresentar as informações mais recentes sobre a situação do conflito no terreno, anunciou hoje a presidência Conselho de Segurança.
Depois vão decorrer, à porta-fechada, consultas entre os 15 membros das Nações Unidas. O encontro foi marcado na sequência de um pedido feito por enviados árabes à região.
Ban Ki-moon, manifestou-se hoje «alarmado» com o aumento da tensão em Gaza e pediu a «máxima contenção» a todas as partes para evitar uma espiral de violência na região.
«A deterioração da situação (em Gaza e arredores) está a conduzir a uma espiral» de que rapidamente pode perder-se o controlo, afirmou Ban Ki-moon em conferência de imprensa na sede da ONU.
O responsável máximo das Nações Unidas disse ter dedicado a maior parte do dia a manter um «diálogo ativo» com líderes mundiais e regionais sobre a situação na Faixa de Gaza, no sul de Israel e na Cisjordânia.
«Estou alarmado com a nova onda de violência (...). Gaza está por um fio», acrescentou o secretário-geral da ONU, que também sublinhou que o risco de extensão da violência «é real». «Gaza e toda a região não podem enfrentar outra guerra de grande escala», sublinhou.