As Nações Unidas e Liga Árabe anunciaram a nomeação do diplomata argelino Lakhdar Brahimi como representante especial conjunto para a Síria, substituindo o ex-secretário geral da ONU Kofi Annan.
Corpo do artigo
Para o secretário-geral da ONU, Brahimi irá «trazer os seus consideráveis talentos e experiência para esta tarefa crucial", mas «vai precisar e justamente espera, o forte, claro e unificado apoio de toda a comunidade internacional, incluindo do Conselho de Segurança».
«A diplomacia para promover uma resolução pacífica do conflito na Síria continua a ser uma prioridade de topo para a ONU. Mais combates e militarização apenas vão exacerbar o sofrimento e tornar mais difícil o caminho», refere Ban Ki-moon em comunicado.
O objetivo, adianta, continua a ser uma «transição política de acordo com as legítimas aspirações do povo sírio».
O Conselho de Segurança apoiou na quinta-feira a proposta do secretário-geral da ONU de substituir a missão de paz na Síria (UNSMIS), cujo mandato termina no domingo, por um gabinete de representação política de menor dimensão.
O gabinete irá integrar conselheiros militares, trabalhando com Brahimi, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia, que já representou a ONU no Haiti, África do Sul e Afeganistão.