Cerca de 6,6 milhões de pessoas que vivem em 30 distritos foram afetadas pelo forte sismo, que sacudiu o Nepal, indicam as estimativas divulgadas hoje pela ONU. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, já anunciou que a organização está a preparar "um grande esforço" de ajuda ao país.
Corpo do artigo
Em comunicado, o coordenador do gabinete das Nações Unidas para o Nepal, Jamie McGoldrick, indicou ter-se reunido com representantes do Governo nepalês para oferecer assistência e discutir as necessidades da resposta à catástrofe.
"Estamos prontos para ajudar o Governo do Nepal a responder a esta terrível tragédia", disse o coordenador da ONU em Katmandu, acrescentando que "serão envidados todos os esforços para assistir aqueles que precisam de ajuda".
[twitter:592222872761929728]
Uma equipa das Nações Unidas chegou, esta manhã, à capital para ajudar a identificar as necessidades mais imediatas dos afetados, indicou o gabinete da ONU.
"É essencial que ajamos da forma mais rápida e eficaz possível", disse o responsável, salientando ser "preciso garantir que não se perdem mais vidas e priorizar as necessidades dos mais vulneráveis", na mesma nota citada pela agência Xinhua.