O procurador francês, François Molins, anunciou, esta quarta-feira, que uma equipa de terroristas foi neutralizada na operação que decorreu em Saint Denis. O responsável referiu que o "cérebro" dos atentados de Paris, Abdelhamid Abaaoud, não está entre os detidos desta operação.
Corpo do artigo
O representante do ministério público francês, François Molins, anunciou, esta quarta-feira, que na operação desencadeada num apartamento no bairro de Saint-Denis, foram detidos sete homens e uma mulher. O responsável acrescentou que "as identidades das pessoas detidas no imóvel ainda não foram determinadas, mas posso precisar que Abaaoud e Salah Abdeslam não estão entre os detidos".
O procurador francês afirmou ainda que da operação resultaram pelo menos dois mortos embora as perícias ainda não tenham sido concluídas. François Molins confirma, no entanto, que a explosão que ocorreu durante a intervenção policial deverá ter sido provocada por um bombista suicida.
O responsável afirmou ainda que "os primeiros elementos do inquérito e da intervenção policial levam-nos a pensar que a explosão terá sido provocada por uma mulher que fez acionar um cinto com explosivos. Mas estas informações têm ainda de ser confirmadas pelas perícias aos corpos que vão ser feitas pela polícia técnica e científica. No momento em que vos falo, não estou em condições de vos dar um balanço preciso, um número definitivo e as identidades das pessoas que morreram, mas posso dizer que há pelo menos dois mortos.
As investigações vão demorar mais do que o previsto porque o apartamento está em risco de ruir e é preciso garantir a segurança dos investigadores".
O procurador anunciou também que uma nova equipa de terroristas foi neutralizada e tudo leva a pensar que, face ao armamento e à organização encontradas, este comando podia passar à ação.
[youtube:sWmmSTsgX-Y]
François Molins saudou ainda todos os elementos envolvidos nesta operação. O magistrado revelou também que a polícia disparou cerca de 5 mil munições durante o tiroteio com os alegados terroristas e que pelo menos três agentes ficaram feridos.