A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) confirmou hoje que uma caravana de 220 veículos russos entrou na Ucrânia através do posto fronteiriço de Donetsk, sem terem avisado as autoridades ucranianas.
Corpo do artigo
A comitiva russa, que integra 193 camiões de carga, cruzou a fronteira na madrugada de hoje, precisou em comunicado a OSCE, que tem uma missão de observação no terreno.
A caravana entrou em território ucraniano sem que a sua carga tivesse sido controlada pelas patrulhas fronteiriças ou pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha, à exceção de um conjunto de 40 camiões, que foram sumariamente revistados por autoridades aduaneiras russas.
Segundo explicou um enviado do Governo russo, que chegou à fronteira de automóvel, à cabeça da caravana, os camiões estão carregados de comida.
Trata-se, disse, de ajuda humanitária que Moscovo envia para a cidade de Lugansk, no leste da Ucrânia, uma zona controlada pelos separatistas pró-russos.
A ajuda humanitária à população das regiões orientais da Ucrânia é um dos 12 pontos do acordo firmado no passado dia 05, que permitiu estabelecer um cessar-fogo entre as tropas ucranianas e as milícias separatistas.