Papa pede a participantes da COP28 para não cederem a "interesses de empresas e países"
Francisco pede aos envolvidos na conferência da ONU sobre o clima para "demonstrarem a nobreza da política".
Corpo do artigo
O papa Francisco apelou aos participantes na 28.ª Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas (COP28), que começou hoje no Dubai, que pensem no bem comum em vez dos interesses de alguns países ou empresas.
"Esperemos que aqueles que falarão na COP28 sejam estrategas capazes de pensar no bem comum e no futuro dos seus filhos e não nos interesses circunstanciais de alguns países ou empresas", afirmou esta quinta-feira Francisco na rede social X.
May participants in #COP28 be strategists who focus on the common good and the future of their children, rather than the vested interests of certain countries or businesses. May they demonstrate the nobility of politics and not its shame.
- Pope Francis (@Pontifex) November 30, 2023
O papa instou os participantes na reunião a "demonstrarem a nobreza da política".
Aos 86 anos, o papa, que está com uma bronquite, foi forçado a cancelar a sua esperada visita ao Dubai para participar na conferência da ONU sobre o clima, que acontece entre hoje e 12 de dezembro.
O Vaticano está a ser representado na COP28 pelo seu secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.
Francisco, que fez da proteção ambiental uma pedra angular do seu pontificado de dez anos, seria o primeiro Papa a participar pessoalmente de uma cimeira do clima desde que as reuniões começaram em 1995.