Pelo menos quatro liceus de Paris foram bloqueados esta manhã pelos alunos, em protesto contra a expulsão, na semana passada, de uma aluna kosovar, que estaria em situação ilegal no país.
Corpo do artigo
Uma revolta generalizada nos liceus da capital francesa. Houve concentrações à porta das escolas e os alunos estão contra a expulsão dos estudantes estrangeiros. Um protesto na sequência da mediática expulsão da aluna cigana kosovar Leonarda Dibrani, entregue à polícia à saída da escola.
[youtube:tlcEfuSq8lc]
Quatro liceus parisienses, Maurice-Ravel, Hélène-Boucher, Charlemagne e Sophie-Germain, foram bloqueados e em duas outras escolas as entradas foram «condicionadas», de acordo com a direção administrativa.
[youtube:Njp3CuZkbyM]
O Governo limita-se a dizer que está a investigar os procedimentos que levaram à expulsão de Leonarda, de 15 anos, para o Kosovo. A aluna foi detida pela autoridades durante uma visita de estudo e expulsa de França.
As conclusões do inquérito são esperadas para esta noite ou sexta-feira.
Este não é um caso único. Ontem, várias centenas de estudantes liceais concentraram-se em frente à direção administrativa, em Paris, para protestar contra as expulsões de alunos estrangeiros, na sequência da detenção e expulsão do país de um aluno arménio, de 19 anos, que estudava na capital francesa.
As expulsões de alunos em situação irregular causou na quarta-feira divisões no Governo e entre a maioria socialista, devido à política de imigração e ao ministro da Administração Interna, Manuel Valls.