Numa altura em que Barack Obama ainda escolhe os nomes do próximo executivo, a situação está a ser destacada como inédita. Mais de 200 mil pessoas já assinaram uma petição para o Prémio Nobel da Economia Paul Krugman ser o próximo secretário do Tesouro dos Estados Unidos.
Corpo do artigo
O número foi revelado na segunda-feira pelo Centro para a Investigação em Política Económica (CEPR, na sigla em Inglês), uma organização norte-americana de investigação em política económica.
O ator e ativista dos direitos humanos Danny Glover, que iniciou a petição, justificou a iniciativa, argumentando: «Acabámos de ter uma eleição na qual os candidatos falaram sobre a criação de emprego. Mas agora que a eleição já acabou, só ouvimos falar sobre como se vai cortar o orçamento. Isto não vai criar emprego, quanto muito, mais desemprego. Precisamos de um secretário do Tesouro que perceba isto, que perceba que Wall Street, e não o governo, causou a Grande Recessão e necessita de ser controlada, que a austeridade numa economia fraca não funciona, nos EUA ou em outro país. Paul Krugman sabe tudo isto e seria uma grande escolha para secretário das Finanças».
No entanto, Paul Krugman já disse que não está interessado no cargo.