A líder da oposição birmanesa vai encontrar-se, esta terça-feira, com a primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, naquele que será o seu primeiro encontro com um chefe de Estado da região.
Corpo do artigo
Este será também o primeiro encontro de San Suu Kyi com um primeiro-ministro desde a sua libertação da prisão domiciliária há mais de um ano, disse o porta-voz da Liga Nacional para a Democracia, Nyan Win.
Yingluck Shinawatra está a participar numa cimeira na capital da Birmânia e vai deslocar-se à residência do embaixador tailandês em Yangon para se encontrar com San Suu Kyi.
Suu Kyi reuniu-se este mês com a Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e depois com o embaixador da China na Birmânia, tendo previsto no final do mês encontros com o ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Koichiro Gemba, e com o Secretário britânico para os Negócios Estrangeiros, William Hague.
Yingluck será a primeira líder do Governo de um país membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático a reunir-se com Suu Kyi.
A Birmânia é, desde 1997, membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático, que presidirá pela primeira vez em 2014.