
Reuters
Um polícia matou hoje a tiro um jovem negro que estava armado em Berkeley (Missouri, Estados Unidos), uma localidade perto de Ferguson, cenário de violentos protestos da população afroamericana nos últimos meses.
De acordo com a polícia, o homem estava armado e apontou a arma quando o agente se aproximou dele e de outro indivíduo, numa ronda de rotina a uma bomba de gasolina nos arredores de Berkeley.
«Temendo pela sua vida, o agente de Berkley fez vários disparos, atingindo o homem e ferindo-o mortalmente», disse o porta-voz da polícia do Condado de Saint Louis, Brian Schellman, num comunicado difundido na rede social Twitter.
[youtube:u75a6XAZpnU]
Berkeley situa-se muito perto de Ferguson, onde em agosto passado um polícia branco matou o adolescente desarmado Michael Brown, num incidente que desencadeou protestos por todo o país contra os métodos e o racismo da polícia.
O departamento policial do Condado de Saint Louis «está a levar a cabo uma investigação» sobre o incidente, disse Schellman, acrescentando que a arma do morto foi recuperada no local do incidente.
O porta-voz disse ainda que não podia divulgar a identidade do falecido, mas alguns meios locais identificaram-no como sendo Antonio Martin, de 18 anos.
Pouco depois do incidente, dezenas de pessoas acorreram à bomba de gasolina, de onde lançaram gritos contra a polícia que se encontrava no local para manter a tranquilidade na zona, disse a emissora local.