Polícia turca usa gás e água para dispersar manifestantes em Istambul e Ancara (com vídeo)
A polícia turca voltou esta noite a utilizar gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar centenas de manifestantes reunidos nas cidades de Istambul e Ancara, que protestam contra o Governo.
Corpo do artigo
Segundo imagens da comunicação social local e o testemunho de um correspondente da agência francesa AFP, os manifestantes tentavam dirigir-se para os escritórios do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, naquelas duas cidades turcas, ignorando as ordens da polícia para dispersar.
[Youtube:45AzNGPMOcM]
Em Hatay, na fronteira com a Síria, também se registaram confrontos, que causaram ferimentos em pelo menos três manifestantes e dois agentes da polícia. Na segunda-feira, um manifestante morreu nesta cidade no Sudeste do país, após ter ficado ferido nos protestos.
Milhares de manifestantes continuam reunidos na Praça Taksim, no coração de Istambul, onde a revolta está concentrada desde sexta-feira.
Os confrontos começaram após a repressão policial dos manifestantes que contestavam um projeto urbanístico que pretende colocar um centro comercial no lugar do Parque Gezi, em Istambul, mas, entretanto, transformaram-se numa mais vasta contestação ao Governo, acusado de tentar islamizar a sociedade turca e de coartar as liberdades cívicas.
Segundo fontes oficiais, pelo menos duas pessoas já morreram e três centenas ficaram feridas, mas a Amnistia Internacional fala em vários milhares de feridos.
O Governo turco já pediu desculpas pelo uso excessivo da força para reprimir os manifestantes e pediu o fim dos protestos.