O Governo português felicitou o governo americano e o presidente Obama pelo «êxito desta missão», que «exprime a determinação do povo americano e seus aliados» no combate ao terrorismo».
Corpo do artigo
Portugal felicita governo americano e o presidente Obama pelo êxito da missão que provocou a morte de Osama Bin Laden, responsável pela Al Qaeda e pelos atentados que em 11 de Setembro de 2001 vitimaram milhares de pessoas, entre as quais portugueses.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português sublinha que «o êxito desta missão, que culmina uma longa operação de quase uma década, exprime a determinação do povo americano e seus aliados em combater o terrorismo e o fanatismo, que tantas vítimas inocentes têm provocado».
Em reacção ao anúncio da morte do líder da Al-Qaeda, o Governo português refere que «este combate não é contra o Islão, que igualmente tem sido vítima de cobardes atentados».
Contudo, sublinha o Executivo, «a morte de Bin não representa o fim da Al-Qaeda e o desaparecimento do terrorismo, pelo que se impõe manter o mesmo de espírito de cooperação e determinação em defender os nossos princípios e valores de tolerância e convivência pacífica».