Portugal felicitou Chávez pela vitória e sublinhou o «exemplo de cidadania» do povo venezuelano durante o ato eleitoral, refere uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Corpo do artigo
De acordo com a nota do MNE, enviada à agência Lusa, «Portugal felicita o Presidente Hugo Chávez pela vitória nas eleições presidenciais» que decorreram domingo passado na Venezuela e destaca a «elevada participação dos cidadãos e o modo pacífico e ordeiro com que as mesmas decorreram».
«Portugal espera que este exemplo de cidadania do povo venezuelano contribua para unir o país e para a concentração dos esforços de todos na prossecução da sua prosperidade, incluindo a da extensa comunidade portuguesa ali radicada», indica a nota do MNE, que acrescenta que o Governo Português vai continuar «a trabalhar com as autoridades venezuelanas, com vista ao desenvolvimento significativo» das relações entre os dois países.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, venceu as eleições presidenciais de domingo passado, obtendo 7.444.082 votos, 54,42 por cento, segundo a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena.
O presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, destacou, após o escrutínio, que a oposição venezuelana deu um passo importante ao reconhecer os resultados eleitorais que lhe deram a vitória nas eleições presidenciais.
O vencedor das eleições considerou que a atitude da oposição «é um passo muito importante na construção da paz na Venezuela» e da convivência de todos.