O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje, em Estrasburgo, que as medidas tomadas por Portugal para combater a crise «vão no bom sentido».
Corpo do artigo
«Pode ver-se que há uma recepção muito favorável ao caminho que Portugal está a tomar, as conclusões [da cimeira que terminou esta madrugada] salientam que Portugal tem tomado medidas que vão no bom sentido e há, portanto, um apoio a essa trajetória», disse José Manuel Durão Barroso.
«É essencial para Portugal que se mantenha a confiança dos seus parceiros, para poder voltar aos mercados, para poder ter crédito internacional», acrescentou.
O líder do executivo europeu falava aos jornalistas, em Estrasburgo, após um debate sobre o resultado do último Conselho Europeu e cimeira da zona euro.
Sobre o resultado das negociações entre os líderes, Durão Barroso sublinhou ser «positivo, bem melhor do que o esperado, mas o trabalho não está ainda completo», acrescentando que há muito a fazer na execução das «medidas importantes» que foram tomadas.
No fim de uma maratona negocial de quase 10 horas, os líderes europeus e da Zona Euro, reunidos em Bruxelas, anunciaram esta madrugada a decisão de perdoar à Grécia 50 por cento da sua dívida, ampliar o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) até um bilião de euros e a recapitalização da banca.