PP lamenta resultado na Andaluzia e apela ao diálogo num parlamento «fragmentado»
O candidato do PP à presidência da Andaluzia lamentou a derrota nas eleições autonómicas de hoje na região espanhola, advertindo que o parlamento andaluz, agora «muito mais fragmentado e plural», exigirá «dialogar, ouvir e encontrar pontos de encontro».
Corpo do artigo
Em conferência de impressa e rodeado da direção do Partido Popular (PP) espanhol, Juan Manuel ('Juanma') Moreno felicitou os partidos que conseguiram representação parlamentar e a candidata do PSOE, Susana Días, que foi reeleita, mostrando-se convencido de que «mais cedo ou mais tarde» haverá uma mudança no governo da Andaluzia.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) da Andaluzia ganhou as eleições autonómicas naquela região, com 47 deputados, sem maioria absoluta, enquanto os partidos emergentes Podemos (15 deputados) e Ciudadanos (9) entraram no parlamento andaluz com forte representação.
O líder do PP Andaluzia disse ainda que todos os partidos têm a «responsabilidade» de entender a «mensagem" de ter uma câmara autonómica tão fragmentada», com deputados eleitos do PSOE, do PP, do Podemos, do Ciudadanos e do Izquierda Unida (comunistas).
«Os andaluzes exigem-nos que sejamos capazes de dialogar, ouvir e procurar pontos de encontro», considerou Juanma Moreno, defendendo que a comunidade andaluza «está acima de qualquer circunstância eleitoral».
O candidato do PP defendeu que a Andaluzia precisa de estabilidade económica e social «mais do que nunca» e que «não deve perder um minuto», sendo por isso tempo para que as partes «deem o seu melhor» para que a «paralisia» não prejudique a comunidade.
Moreno agradeceu ao partido e aos seus eleitores o apoio e assegurou que está «muito orgulhoso» por ser presidente do PP andaluz, destacando a melhoria dos resultados do partido popular perante as eleições europeias.
O candidato fixou já como próximo objetivo as eleições municipais de maio, assegurando que vai trabalhar «sem descanso, com toda a honestidade e com toda a transparência» para melhorar a qualidade de vida na Andaluzia.